sexta-feira, 1 de maio de 2009

Caminhada da Leitura

Gostaria de deixar aqui registrado quão importante é para nós estarmos nos propondo a realizar atividades com nossos alunos enquanto grupo, enquanto equipe.
Fiz a Caminhada da Leitura (atividade proposta no TP4) com uma turma de alunos do 7º ano e foi bem produtiva.
O que acho interessante ressaltar aqui é que às vezes com os alunos tão "agitados" que temos, acabamos não fazendo atividades "diferentes" por acharmos que eles não vão se comportar de modo adequado, que vão "tumultuar" demais, etc. Surpreendi-me com o envolvimento e responsabilidade de meus alunos, com o comportamento tranquilo deles, fazendo a atividade pedida fora da sala de aula, nos corredores, refeitório e quadra da escola. 
Fiquei pensando o quanto é importante socializarmos no grupo de professores as nossas angústias, limitações e dificuldades. Ver-se no outro faz com que a gente se reveja e se sinta mais confiante para ousar e tentar trilhar novos caminhos pedagógicos.

2 comentários:

  1. Excelente post, Maria. Eu particularmente não fui caminhar com os alunos pela escola por dois motivos: a coordenadora pedagógica teve mais medo que eu e não deixou e nossa escola é muito pequena (mas rica em diversos textos - verbais ou não).
    Este é meu primeiro ano como professor, formei-me em 2007, e é bom ver, em meio a tantos depoimentos desanimados e desanimadores, algo como suas palavras. Acho importante.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa observação, Murilo sobre o trabalho da Maria.
    Às vezes, parece que estamos perdidos e nada acontece à nossa volta, a educação é só fracasso, mas é só pararmos um pouco e prestarmos atenção em muitos professores que ficam quietos em seus cantos(não fazem propaganda) para percebermos que é só aparência essa falsa estagnação.
    Outra experiência positiva é esse encontro de professores jovens, como o Murilo, com ideais, propostas novas e os mais experientes.Essa troca permite o nosso crescimento.

    ResponderExcluir