segunda-feira, 11 de maio de 2009

Registro sobre a aplicação da atividade “Avançando na prática”, páginas 50 e 51, TP4

Professora Maria Lúcia Costa de Oliveira Cerone
Registro sobre a aplicação da atividade “Avançando na prática”, páginas 50 e 51, TP4 OBJETIVO: desenvolver a competência de inferir características de anúncios publicitários, a partir do conhecimento prévio; produzir nova versão de anúncio publicitário (divulgação de evento), após sistematização de suas características; sintetizar informações para a elaboração do texto; explorar o uso da imagem; compreender a amplitude do uso da estrutura injuntiva e fazer usos linguísticos nas normas padrão. JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DA ATIVIDADE: durante o trimestre, desenvolvi o estudo sobre os gêneros textuais, sua diversidade na função social e contexto comunicativo. O enfoque foi na tipologia injuntiva, porque era minha opção trabalhar com publicidade, pois é um gênero textual muito abordado e desenvolvido no livro didático Português Linguagens da 7ª série, atual 8º ano. Além deste, trabalhei analisando vários gêneros: receitas, simpatias, publicitários e diálogos representando a oralidade deste gênero. Por meio das análises, observamos o uso do modo imperativo, coloquial e padrão, com as finalidades de orientar, aconselhar, instruir e persuadir (no caso da propaganda). Como a atividade referida da TP4 desenvolve a elaboração de um convite em formato de cartaz de divulgação de um determinado evento, buscando incentivar o público a comparecer, considerei-a pertinente à minha prática pedagógica. ETAPAS DA APLICAÇÃO:
  1. Pesquisa de campo: recolher em locais públicos cartazes ou panfletos de divulgação de eventos que sirvam como modelos. Prazo dado: 1 semana antes da elaboração dos trabalhos.
  2. Discussão do material recolhido: os alunos observaram os seguintes aspectos:
  • suporte
  • tipo e tamanho de letra
  • ilustração criativa
  • uso de cores vivas e chamativas
  • informações cruciais sobre o evento divulgado e sua disposição no conjunto do texto.
3. Pesquisa no laboratório de informática: Os alunos acessaram o site doFestival de Leitura de Campinas porque eles visitariam o evento sobre o qual eles estavam desenvolvendo o trabalho de leitura e produção textual.Essa construção de significado é essencial para a leitura e escrita na sala de aula. Sendo assim, o objetivo de acessar o site era colher informações e anotar em seus cadernos aquelas que julgavam relevantes para a elaboração do cartaz. Para essa atividade foi usada uma aula dupla no laboratório de informática com um computador por aluno e um professor readaptado responsável pelo uso do laboratório. Observei que um aluno, Cleber do 8º A, que na aula do dia anterior estava desmotivado e parecia com sono, na aula no laboratório, agiu com uma desenvoltura surpreendente no uso da internet, acessando outras páginas sobre o festival, além daquelas já vistas anteriormente pela classe. 4. Elaboração do cartaz: foi requisitado aos alunos com antecedência que trouxessem para esta aula uma cartolina branca, lápis de cor e canetinhas. O trabalho começou com a composição de um rascunho, baseando-se nos modelos adquiridos e nas informações anotadas em seus cadernos. Levantou-se com os alunos quais as informações que comporiam o texto do cartaz, além da utilização de imagem e uso do modo imperativo numa frase de divulgação. Após essas orientações, os alunos produziram seus rascunhos. Para desenvolver essas atividades, utilizei uma aula dupla, portanto eles precisaram finalizar o trabalho em casa. Algumas orientações precisaram ser reforçadas ao longo do desenvolvimento do rascunho, como: uso de letras maiúsculas e grandes para o nome do evento, cuidados com a ortografia e seleção de informações para elaborar a divulgação. Também reforçava a característica de síntese destas informações, enfatizando a disposição destas no cartaz, pois alguns alunos estavam escrevendo pequenos textos informativos, o que não era adequado ao gênero em questão. A atividade realizada no 8º A foi acompanhada pelo Coordenador Pedagógico, Júlio Moreto, responsável pela coordenação do Gestar em Campinas. Os alunos foram previamente informados sobre a sua visita na aula anterior, porque julguei importante esclarecê-los sobre a presença de um colega de trabalho que estaria observando a realização dos trabalhos. Enfatizei que a sua presença em nada interferiria na aula, pois ele seria apenas um observador, assim, eles deveriam ficar trnquilos. Sendo assim, os alunos foram muito receptivos e, realmente, não se inibiram, portanto a aula transcorreu naturalmente. Durante a elaboraçâo dos cartazes no 9º ano A, contamos com a colaboração da professora Márcia, de Educação Artística, que ajudou os alunos, orientando-os em suas produções, promovendo, deste modo, uma interdisciplinariedade, ainda que, infelizmente, considero que tenha sido pouco explorada por falha minha de planejamento, pois poderia ter se estendido às outras classes também. 5. Visita ao Festival Internacional de Leitura de Campinas: participaram da visita os alunos dos 8os e 9os anos com as professoras de português (Maria Lúcia e Cláudia), além da professora de educação especial, Suely. Também foram com suas respectivas professoras, alunos do 2º e 5º anos. Chegando na Estação Guanabara, fomos recepcionados por monitoras que nos encaminharam a uma mostra de curtas-metragens infantis nacionais.Os alunos adoraram e se divertiram, a maioria não sabia como eram esses filmes. Essa atividade se estendeu por aproximadamente 45 minutos. Em seguida, propusemos a eles que ficassem mais à vontade (o local permitia isso e as próprias monitoras fizeram essa sugestão) e assim eles se dispersaram, olhando os estandes das editoras, folheando livros, assistindo a uma apresentação de capoeira e passeando. Por fim, a maioria participou da atividade “Maravilhas de trufas e trufados” com a chef Kátia na tenda gastronômica, onde receberam receitas de trufas e puderam degustá-las. Na saída do evento, todos ganharam o livro Lição de voo, de Sandra Aymone, cortesia da fundação Educar da Dpaschoal. AVALIAÇÂO Antes de realizar minha avaliação sobre esta atividade, propus aos alunos que produzissem uma autoavaliação e uma apreciação de sua aplicação. Fiquei extremamente surpresa e satisfeita ao ler os pareceres dos alunos. A maioria observou que está lendo mais nas aulas de português e escrevendo com um propósito mais definido, o que vem ao encontro de meus objetivos pedagógicos. Também enfatizaram o uso do laboratório de informática como um momento agradável do trabalho, mas reconhecendo o caráter de pesquisa deste uso. Assim, como comentei, anteriormente, sobre o aluno Cléber do oitavo ano, o uso da informática nas aulas acrescenta fôlego novo, aumentando o interesse dos alunos para o trabalho. Enfim, os alunos estão mais motivados e com um significante crescimento na autoestima, refletido numa maior confiança na leitura oral e na produção textual. Uma aluna do 8º B, Karolen, surpreendeu-me a não mais usar o termo ¨redação¨ , mas substituindo-o já por ¨reprodução escrita¨ ao se referir à produção escrita, o que foi muito engraçado. Desta forma, acredito que o desenvolvimento deste trabalho atingiu os objetivos iniciais e, em alguns aspectos, até superando as expectativas.

“A educação não é espontânea. Seus princípios precisam ser repetidos,
postos em prática durante anos. Não é de outra forma que poderemos nos transformar. Esse aprendizado é vital para vivermos em sociedade e fazermos de nós melhores seres humanos.” Dalai Lama

Um comentário:

  1. Muito bom o seu relato, Malu. Precisamos mesmo realizar mais reflexões sobre as nossas atividades. Isso nos auxilia a construir a nossa prática.

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